domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guitta está entre as promessas da nova geração

Em 1999 o Atlético Mineiro/Pax Minas, de Rogério, Euller, Manoel Tobias, Lenísio, Índio, Lincoln, Cacau, Falcão, Everton, Piu e do técnico Miltinho se sagrava campeão da Liga Futsal ao bater na final o Rio de Janeiro/Miécimo do craque Vander Carioca e do goleiro Serginho.

A partida entrou para a história do futsal, pois, além de ser o bicampeonato de uma das maiores equipes da história da modalidade, quebrou o recorde de público no futsal com mais de 23.800 pagantes.

Dessa época já se foram mais de 11 anos e o que restou foram saudades...ou melhor, restaram também grandes estrelas desse esporte empolgante, que foram destaque naquele ano, haja visto que os maiores goleadores da temporada 99, com exceção do grande Manoel Tobias, ainda estão em atividade.

Manoel Tobias, do Atlético/Pax de Minas fez 52 gols naquela edição da Liga, Vander Carioca do Rio de Janeiro/Miécimo fez 38, Simi da Chevrolet/GMC marcou 37 vezes, o jovem Falcão do Atlético/Pax de Minas fez 35 e Betão do Banespa balançou as redes 33 vezes e nessa lista ainda falta o nome do sempre artilheiro, Lenísio.

O único na relação que era da geração passada, era Manoel, que nasceu em 1971, todos os outros são da geração nascida entre 1976 e 1978.

A Liga Futsal 2011 reúne grande parte desse elenco de celebridades. Falcão, Vander Carioca, Lenísio e Simi são alguns dos nomes mirados pelos holofotes.

Mas e a geração seguinte? Dessa também começa a despontar nomes com grande potencial e que em breve terão a dura missão de substituir as feras citadas até aqui. Nascidas entre 1985 e 1989 temos Thiaguinho (do Carlos Barbosa, nascido em 1988), Dyego (Copagril - 89), Gadeia (Copagril - 88), Guitta (ADC Intelli - 87), Darlan (ADC Intelli - 88), Murilo (Krona - 89), Pixote (Santos - 87) e Deives (Santos - 85), entre outros. Isso sem contar na geração de 90, que já tem Gava despontando no Santos e outros.

Na primeira edição da Liga, em 1996, eram dez equipes na luta pelo título, na edição 2011 serão vinte e quatro. O número aumentou, mas e nas equipes? o que mudou?

As qualidades dos clubes continuam sendo superadas a cada ano e a dificuldade da competição também. Basta citar Atlético Mineiro, Malwee e Ulbra, já extintas, para saber que será muito difícil superar essas lendas ou até mesmo chegar próximo de suas conquistas, mas quando o atlético encerrou suas atividades no início dos anos 2000, também deixou a impressão de insubstituível, coube à Malwee provar o contrário.

Como disse, essa vaga de time sensação por anos seguidos está aberta e pode ser preenchida por realidades como o Carlos Barbosa; promessas e já realidade, como Krona, Corinthians, ADC Intelli e Copagril e novas promessas, como o Santos. Mas que fique claro, ninguém é favorito ao posto entre as 24 equipes da Liga Futsal, qualquer um pode ser destaque dentro do equilibrio apresentado.

Quanto aos já inesquecíveis astros, a disputa será grande para entrar nesse time de feras consagradas da geração 70, mas buscando seu espaço vem uma geração de craques dos anos 80 e 90, com menos títulos e brilho na bagagem, mas com o mesmo potencial dos já badalados quando despontavam.

Todas essas perguntas terão respostas somente no final da Temporada 2011, com o choque de geração que se pronuncia e com o acontecimento de uma das maiores Ligas de todos os tempos, quem não quiser ficar em cima do muro... faça suas apostas!