Foz do Iguaçu (PR) - Os goleiros brasileiros vêm trabalhando forte em Foz do Iguaçu (PR). Marcus Bianchi, o Guaíba, treinador de goleiros da Seleção Brasileira de Futsal vem exigindo bastantes dos seus comandados, tentando aproveitar ao máximo o período de dez dias que o elenco está reunido, no interior paranaense.
Bianchi espera que nos dois amistosos diante do Paraguai, que ocorrem nesta sexta-feira (15/7), em Assunção (Paraguai), e no domingo (17/7), em Foz do Iguaçu, os arqueiros possam colocar em prática as atividades específicas que estão sendo ministradas, inclusive com a adoção de novas técnicas e tecnologias.
Antes das atividades, o treinador de goleiros faz questão de exibir vídeos e fotos para os goleiros. “Gosto de mostrar a postura do goleiro durante as saídas do gol, por exemplo. Isto foi feito antes dos treinamentos para que eles possam mentalizar o gesto técnico correto. Aos poucos conseguimos nos aliar às novas tecnologias que vão surgindo para aperfeiçoar o trabalho com os goleiros”, disse.
“Nestes treinamentos conversamos muito, pois assim trocamos experiências e há um aprendizado muito grande. Logo em seguida, saímos da teoria e vamos para a prática e o ganho com esta metodologia é considerável”, comentou o preparador de goleiros do Brasil, que integra a equipe que também é composta por Carlos Frederico e Carlos Bracalli.
Guaíba está no futsal espanhol há nove anos. No El Pozo Múrcia, ele conquistou três títulos da Liga Espanhola, entre outros. Além disso, no currículo constam dois títulos da Liga Futsal, quando ainda trabalhava pela Ulbra. Bianchi está na Seleção Brasileira desde 2005 e foi um dos responsáveis pela preparação dos goleiros para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, em 2008, quando o Brasil conquistou o título.
Na ocasião, Tiago foi eleito o melhor da posição no mundial, e Franklin foi um dos heróis do hexacampeonato, ao entrar para defender as penalidades, que decidiram o título, diante dos espanhóis. “O fato de eu estar trabalhando em um clube espanhol melhora o intercâmbio, pois consigo observar muito como eles treinam por lá e agregamos as escolas do Brasil e da Espanha para formar e aperfeiçoar as técnicas específicas para o goleiro de futsal”, finalizou.