sábado, 7 de agosto de 2010

Liga Futsal 2010 é a maior de todos os tempos

                       Carlos Silva e o goleiro Guitta, uma das revelações do futsal brasileiro

Uma das edições mais equilibradas da Liga Futsal acaba de chegar ao final da primeira fase e o balanço dessa primeira etapa apresenta sucesso absoluto em pontos estratégicos. Os números provam isso.

A edição 2010 da competição mais importante do salonismo nacional tem números impressionantes, com o maior número de participantes da história, 21 equipes, foram disputados 210 jogos, marcados 1135 gols, o que chegou à surpreendente marca de 5,4 gols por partida.

Outro destaque é o grande equilíbrio existente entre a experiência e a juventude. Falcão, melhor jogador do mundo, é o artilheiro da competição com 26 gols, no entanto, o pivô Deives, da Unisul/Seguridade, mesmo com sua equipe não obtendo a campanha esperada, sendo eliminada na primeira fase, balançou as redes 22 vezes e é o vice-artilheiro.

“Já disputei muitos campeonatos, em que a organização é primordial, mas essa Liga Futsal foi e está sendo formidável” disse o pivô de 25 anos, Deives, recém convocado para defender a Seleção Brasileira de futsal, hexacampeã mundial.

Na retaguarda, também existe uma gama de revelações que tem crescido a cada ano e que nesta edição parecem querer ocupar de vez seu espaço. Se por um lado o goleiro da Malwee/Cimed, Tiago, melhor do mundo na posição, continua sendo o titular da Seleção, craques como Djony do Florianópolis Futsal, outro novato na convocação de Marcos Sorato, e Guitta, arqueiro da Intelli/Orlândia, se destacam nas quadras dos quatro cantos do Brasil.

A difusão do futsal também merece citação, baseado na grande divulgação da Liga Futsal 2010. Carlos Silva, assessor de imprensa do time de Orlândia (SP), acredita que a partir desse ano o retrato do salonismo no país irá mudar.

“O papel da imprensa é difundir não só a modalidade, como também os patrocinadores, a competição em si, equipes e todos os profissionais envolvidos. É impressionante a forma como trabalha a equipe de imprensa da Liga Futsal, em rapidez de difusão das informações e qualidade, isso com certeza eleva a profissionalização desse esporte tão querido por todos”, relatou o assessor Carlos Silva.